sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Apresento-vós o meu amigo Juan Talavera

Amigos e amigas tenho o prazer de vós dar a conhecer um amigo meu. Ele chama-se Juan.
O Juan trabalha como cooperante da UNICEF no Peru. É voluntário num mundo onde nós, nem para os nossos as vezes somos.
Quando falo do Juan o meu coração fica pequenino, fica apertado com tanta emoção, pois admiro muito a sua coragem e determinação.
Ele está distante, está na América Latina onde o seu trabalho é muito necessário.
Ele saiu do seu país, do conforto do seu lar, deixou familiares e amigos, partiu para longe para ajudar quem mais precisa. Lembro-me das primeiras fotos que me enviou, tiradas no outro lado do mundo, sempre com um sorriso próprio de quem sabe o verdadeiro valor da vida. Longe do conforto que nos habituamos, o Juan convive diariamente com as calamidades, que nós podemos fugir simplesmente desligando a televisão.
O Juan é daqueles amigos que gostamos muito, mas não sabemos quase nada sobre eles, o que sabemos é suficiente. Não sei se gosta de laranjas, não sei a sua cor preferida, nem qual o seu clube de futebol. O que eu sei é que ele tem um coração grande e que é muito corajoso e isso para mim, é tudo o que preciso de saber.
Acredito que tal como o Juan, podemos ser heróis, podemos começar pelas coisas pequenas, por disponibilizar o nosso tempo, o nosso ombro ou o que realmente não nós faz falta. Como ele próprio disse

“Mucha gente pequeña…en muchos lugares pequeños…Harán cosas pequeñas…que transformarán el mundo…”

Gosto muito do Juan, ele é meu amigo, tenho amigos maiores que a própria vida.

Obrigada por fazeres o bem!
http://blog.unicef.es/?p=57 para conhecer o seu trabalho.

3 comentários:

  1. Só pela tua descrição, já fiquei a gostar do Juan. É incrível como vão havendo por aí pessoas com tamanha generosidade, amor e entrega ao próximo. Muitas vezes falamos em ajudar, mas não temos a coragem e a entrega suficiente para o fazer. E pessoas como o Juan devem de facto inspirar-nos, pois se na realidade dermos um milímetro de nós a quem menos tem, conseguimos fazer com que o mundo de alguém seja melhor.

    BE

    ResponderExcluir
  2. Juan Talavera (Terroncete) Dice:
    Estimados amigos/as...a su vez amigos/as de mi gran amiga Piedade: "Simplemente Gracias...",
    (2 regalos para vosotros: en Español...Sorry)

    HE VENIDO

    “He venido a sembrar….
    A sembrar con vosotros el día, la tarde, la noche, la madrugá,…
    De sensaciones y de sueños….
    He venido para compartir con vosotros soledades y deseos….
    He venido para Hablar y para Escuchar (Me gusta más escuchar que hablar)
    He venido Para Dar y Recibir…
    He venido Para Amar y para Ser Amado….
    He venido Para Ayudar y para pedir Ayuda…
    He venido Para Acompañar y para buscar compañía…
    He venido Para que me conozcáis y para conoceros….
    He venido Para Esperar con vosotros que las Cosas Mejoren
    Y que el mundo cambie….(Por qué No?)
    He venido Casi dispuesto a Todo….
    Ya lo veréis….
    Ya lo veréis…Con el devenir de los días….
    He venido….”

    YO NO PUEDO

    “Yo no Puedo cambiar el mundo…
    Pero Puedo crear un Mundo Nuevo para Nosotros…
    Yo No puedo Acabar con la guerra…
    Pero puedo Declarar la Paz desde mi corazón…
    Yo No puedo Conseguir que el Amor y la Libertad Reinen en el Mundo…
    Pero puedo convertir mi territorio más íntimo en el Reino del Amor y la Libertad..
    Yo No puedo imponer la Solidaridad…pero puedo ser solidario….
    Yo No puedo Decretar la Justicia…pero puedo ser justo…
    Yo No puedo conseguir que la Vida sea una fiesta…
    Pero puedo festejar la vida (mi vida) con vosotros…
    Resulta increíble, Todavía creo en la Felicidad y en la Utopía…...

    ResponderExcluir
  3. “Mucha gente pequeña…en muchos lugares pequeños…Harán cosas pequeñas…que transformarán el mundo…”

    Vou guardar esta!

    ... e é esta gente "pequena" que nos faz sentir minúsculos.

    Bj.

    ResponderExcluir