sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Ai felicidade, todos nos queremos… ( Hélder, o Rei do Kuduro)

Acordei a pensar na felicidade. Podia pensar no dia que ia enfrentar, mas não, a felicidade tomou conta dos meus pensamentos. Enquanto corria pela casa a arranjar-me para a lida laboral. Pensei na minha felicidade, no que já alcancei, e no que me falta alcançar.
Pensei nas pessoas que me rodeiam, o que faço eu nas suas vidas e o que fazem eles na minha. Dei por mim a pensar nos amigos que perdi, nos conhecidos que não passam disso, e em pessoas com as quais me cruzo todos os dias e que não passam disso, pessoas com as quais eu me cruzo todos os dias.
Lembrei-me de duas pessoas amigas que desapareceram da minha vida, por meras palavras, atitudes erradas na hora errada. Lembrei-me não porque me fazem falta, mas porque gostava de tê-las comigo no coração e não na lembrança.
Costumo dizer que custa tão pouco fazer alguém feliz, mas o mesmo acontece quando se quer pôr uma lágrima no rosto de alguém.
Já causei momentos de infelicidade a algumas pessoas, não foram muitas, mas aconteceu. De verdade sei que fiz muitas mais felizes as vezes só pelo sacrifício de estar onde não queria estar.
Mas é assim mesmo, a felicidade esta aliada ao sacrifício, a vontade e ao desejo. Temos desejo de ser felizes, temos vontade de ser felizes, mas quanto ao sacrifício bem isso é outra coisa.
As vezes dizem-me em tom desabafo: Gostava de ser assim feliz! E eu digo logo: Então sê! Atira-te de corpo e alma a esse desejo. A felicidade ocorre em momentos pontuais na nossa vida. Isso é mais que sabido. Mas construir esses momentos, requer dedicação, requer muitas vezes renúncia. Renunciar a falsas felicidades, aquela felicidade que só dura porque uma das partes está a ser iludida.
Sim existe essa felicidade também, aquela em que nós sabemos no fundo que não devia ser assim, que algo esta errado, mas ainda assim deixamo-nos levar, porque pensamos que antes assim que infeliz. Na verdade só estamos adiar a felicidade.
Já vi pessoas a mudarem de país, a mudarem a vida toda, a lutarem em prol da felicidade, que na verdade não dura para sempre, nem é igual para todos. Mas que aliada a ela, esta aquela sensação de bem-estar. Que não é felicidade, mas é uma sensação boa, a qual podemos chamar ser feliz.

A vida ensina-nos que, não devemos construir a nossa felicidade em cima da dos outros. A vida ensina-nos que, a felicidade brilha mais quando conquistada. A vida ensina-nos que, a vida é demasiado curta para a vivermos demasiado tempo na infelicidade e tão pouco tempo a lutar pela felicidade.

Ser feliz custa, mas vale bem a pena.

5 comentários:

  1. Muitos parabens pelo blog.
    Madalena é um nome que me diz muito.
    Beijinhospara ti e terás aqui um leitor assiduo.
    Patrick

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Continuas a escrever como sempre: bem, e de uma maneira que toca qualquer um...

    Ainda me deves uma dança...Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler as tuas crónicas, senti as tuas palavras...
    Espero que encontres a tua Felicidade eu estou tentando encontrar a minha amiga.

    ResponderExcluir
  4. Felicidade?!
    Não é o que todos procuramos?
    Gostei do que escreveste, e mais uma vez consigo rever-me nas palavras que escreves...
    Alcançar a Felicidade é algo que todos desejamos, mas por vezes perdemos a esperança e pensamos que não somos capazes de atingi-la.
    Depois de muitos anos a adiá-la penso que com o tal sacrificio de que falas, conseguimos lá chegar.
    Se por muito ou pouco tempo, com a pessoa certa ou a errada, isso só o futuro o dírá.
    Mas pelo menos enquanto dura, podemos por momentos dizer: "sou feliz".
    Obrigada por escreveres, e obrigada por seres uma pessoa muito importante na minha vida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. «Não há dever que tanto descuidemos como o de sermos felizes.» com base no pensamento de Robert Louis Stevenson começo este meu comentário: ser feliz é sem dúvida o desejo que faz andar para a frente muitas vidas.
    Muitas vezes descuramos o nosso bem estar, a nossa vontade d viver, a nossa felicidade em prol d outrem; não vou dizer para sermos egoístas ou melhor egocêntricos e só pensarmos em nós, nada disso, isso seria ir ao extremo, sou 1pessoa mais do meio termo, com isto só pretendo dizer que se não fores feliz não consegues fazer os outros felizes e assim sendo a tua busca da felicidade jamais findará. Sê feliz e transmite essa forma d estar aos outros....
    Dizer-me-ão, vocês, que a felicidade não é duradora e, pior, muitas vezes não s encontra... a minha resposta é: a felicidade é boa enquanto dura, deixa sempre 1rasto agradável na nossa vida e esses bons momentos passados fazem com que procuremos novamente a mesma. No que concerne ao facto de não encontrarmos a felicidade, devo dizer k ás vezes está mais perto do k aquilo k pensamos, todavia nós não vemos.... No mundo há sempre 1pitada d felicidade para a vida de cada um de nós, resta-nos esperar e «lutar» pela mesma.
    quando alcançares a felicidade, nem que seja uma aparência da mesma, não descanses «á sombra da bananeira» trabalha para que esta seja duradoura, ou no minimo cria novos objectivos para atingir a tua felicidade.

    A BUSCA DA FELICIDADE ALIMENTA TODA A TUA VIDA, NO DIA QUE DEIXARES DE QUERER SER FELIZ E DE FAZER OS OUTROS FELIZES A TUA VIDA DEIXARÁ DE FAZER SENTIDO.... tenho dito.
    *K*

    ResponderExcluir